Cuidados no Outono

 

CUIDADOS NO OUTONO: Inconvenientes que chegam no outono

 

Com a chegada do outono, o frio, baixa umidade do ar e as mudanças bruscas de temperatura são os principais motivos de preocupação, principalmente para a população de idosos e crianças. É nesta época do ano que doenças como rinite alérgica, asma, sinusite e bronquite aparecem.

O médico otorrinolaringologista Rodolfo Cardoso de Toledo Filho explica que os responsáveis por essas infecções respiratórias agudas são os vírus e bactérias. No caso das reações alérgicas, elas são causadas, em sua grande maioria, pelos ácaros (micro-organismo encontrados na poeira).

Também é corriqueiro o aparecimento de sintomas como coriza, tosse e faringite. “Já o resfriado tem os mesmos sintomas, porém de uma forma mais branda. Mas lembre-se: uma gripe mal curada pode resultar em sinusite ou pneumonia”, alerta o especialista

Gripes e resfriados também são bem comuns nesta época. A gripe chega em decorrência do vírus influenza, é caracterizada por um quadro de infecção mais intensa, podendo apresentar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Também é corriqueiro o aparecimento de sintomas como coriza, tosse e faringite. “Já o resfriado tem os mesmos sintomas, porém de uma forma mais branda. Mas lembre-se: uma gripe mal curada pode resultar em sinusite ou pneumonia”, alerta o especialista, que atende em Maravilha na Clínica Protegy. Essas doenças geralmente acometem crianças e idosos. Na terceira idade, apresenta-se a imunidade mais baixa. E as crianças são mais suscetíveis devido ao convívio em creches, onde uma contamina a outra, além do ambiente fechado.

O médico orienta que para prevenir essas doenças é aconselhável deixar o ambiente sempre bem ventilado, lavar as mãos frequentemente durante o dia todo, ingerir bastante líquido, evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória, evitar o acúmulo de poeira em casa e lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.

Fonte: Jornal Novoeste – Maravilha, 25 de março de 2017 | Edição 1301 – Pag. 5