Rinosseptoplastia: Harmonização da estrutura nasal
Rinosseptoplastia é uma das mais desafiadoras cirurgias da face. Desafiadora pois, cada paciente possui uma característica nasal específica, desta maneira, cada caso é único, necessitando de uma avaliação individual antes do procedimento, tecnologia de ponta e domínio de técnica cirúrgica para resolução de alterações encontradas no intraoperatório.
Rinosseptoplastia trata-se da harmonização da estrutura nasal, respeitando a funcionalidade nasal e as demais proporções faciais. Desta forma: as expectativas do paciente devem ser avaliadas antes do procedimento e haver total compreensão do cirurgião quanto à expectativa do paciente e por parte do paciente, referente ao que poderá ser realizado pelo médico.
Cada grupo étnico como: caucasianos, afrodescendentes e etc. apresentam características nasais específicas, necessitando compreensão e conhecimento para tratamento individual de cada paciente. Desta forma, cabe ao cirurgião ter a capacidade de compreender as alterações anatômicas que causam alterações estéticas desfavoráveis.
Com este procedimento, podemos dar uma aparência mais harmônica à face, recuperando desta maneira a autoestima do indivíduo, proporcionando maior qualidade de vida.
Fonte: Revista SOS Saúde